Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Questões em destaque em 2024: Impacto da Inteligência Artificial e Cibersegurança

Recurso improvável para trabalhar a Literacia Digital e dos Media

Janeiro 07, 2024

O episódio do dia 7 de janeiro do programa Falar Global debruçou-se sobre as questões relacionadas com a Inteligência Artificial. Numa linguagem simples e com exemplos ilustrativos, este é um recurso improvável que os professores podem utilizar, com alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário, para trabalhar a literacia digital e dos media.

_3b77b208-2c0d-4d3e-86ff-6f86f387886a.jpeg

Imagem criada com o Copilot

 

Para além dos vídeos e da pequena introdução que os antecede, o Bibliotubers disponibiliza ainda, a título de exemplo, uma proposta de exploração para utilização em sala de aula, para o primeiro vídeo, que pode descarregar em modo editável ou em .pdf

 

1. O papel central da inteligência artificial em 2024

Estes vídeos falam sobre as previsões e principais ameaças tecnológicas para o ano de 2024. Destaca-se a importância da inteligência artificial (IA) como a tecnologia mais central e em destaque neste período. A utilização de ferramentas de IA generativa vai ser amplamente adotada pelas empresas, tanto na área dos negócios, como individualmente pelos trabalhadores. A IA generativa será integrada com sistemas mais avançados e transacionais, resultando em novas soluções e benefícios em diversos cenários.

 

     Descarregue a proposta de exploração, deste vídeo, em Word ou em em PDF.  

2. O impacto da IA generativa nas empresas e no trabalho

No mundo do trabalho, a IA terá um papel significativo, aumentando a produtividade ao automatizar processos e proporcionando mais tempo para tarefas criativas e inovadoras. Além disso, espera-se que a IA crie novas profissões. A segurança cibernética também será uma prioridade em 2024, devido ao aumento da sofisticação dos ataques, como o ransomware, que sequestra dados e exige resgate. É importante que as pessoas se protejam contra esses ataques, evitando cliques em links desconhecidos e respondendo a e-mails suspeitos. A inteligência artificial será utilizada tanto para os ataques quanto para detectar o cibercrime. Portanto, é recomendado aumentar a literacia digital e ter senhas fortes e alterá-las regularmente.

 

 

3. Empresas Lideram Iniciativas Sustentáveis para Reduzir o Lixo Eletrónico em 2024

Em 2024, a sustentabilidade e a reciclagem ganham destaque, com empresas como a LG e a iServices a liderar iniciativas ambientais. O lixo eletrónico é um grande problema, com a maioria dos dispositivos a serem descartados inadequadamente. A LG recicla materiais de equipamentos antigos em novos produtos, enquanto a iServices recondiciona dispositivos, evitando a produção de toneladas de lixo eletrónico. Ambas as empresas promovem a consciencialização sobre a importância da reutilização, visando um futuro mais ecológico e menos dependente de recursos.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Twitter

Facebook

Analytics