Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes. Defendemos os recursos abertos e a biblioteca como centro de saber na escola.

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes. Defendemos os recursos abertos e a biblioteca como centro de saber na escola.

Copiar, reutilizar, misturar e partilhar recursos educativos

A emergência dos Recursos Educativos Abertos

Maio 03, 2020

No seguimento do artigo "Tendências para 2020 | repositórios de recursos educativos abertos (REA)" o Biblio Tubers aborda algumas questões sobre os REA.

Comecemos por recuperar a definição: 

Recursos educativos abertos (REA) são conteúdos educativos de acesso livre e gratuito que podem ser utilizados para ensinar, aprender, investigar, entre outros propósitos. Esta definição da Creative Commons segue a mesma filosofia das propostas pela UNESCO e pela OCDE, sendo o denominador comum:

  • os destinatários - alunos e professores;
  • os objetivos - ensinar, aprender e investigar;
  • os materiais/ conteúdos educativos - textos, vídeos, testes, software, ferramentas para acesso ao conhecimento, entre outros.

 

1 (3).JPG

A criação de cenários de aprendizagem poderá e deverá ser enriquecida com o recurso aos REA, para que professores e estudantes possam aceder a repositórios digitais de partilha e utilização livre e legal para,  reutilizar, misturar, copiar e, claro, partilhar recursos.

Os REA deverão tornar-se, cada vez mais, repositórios essenciais para as instituições educativas, parecendo-nos mesmo que desta forma se poderá distinguir as organizações aprendentes e inovadoras das tradicionais.

 

Qual a origem dos REA? 

Este termo foi utilizado pela primeira vez em 2002 pela UNESCO, para designar o conjunto de recursos em livre acesso que podemos, de forma legal, descarregar, modificar  e partilhar.

 

De que tipo de recursos falamos?

Documentos escritos, vídeos, ficheiros áudio, ilustrações e fotografias, animações...

Podem ser exercícios, questionários, jogos, apresentações,...

Também se incluem aqui manuais escolares e cursos online.

 

Como partilhar um recurso sem violar o código de propriedade intelectual? 

O que caracteriza um REA é a sua licença aberta e as autorizações legais de utilização, modificação e partilha que concede ao público.

Se um recurso não mencionar de forma clara de que está em domínio público ou sob uma licença livre, não é um REA.

O meio mais fácil para o fazer é atribuir-lhe uma licença Creative Commons (CC). Isto está ao alcance de qualquer um de nós.

 

Instituições e criadores deverão facilitar o processo de acesso aos recursos e conteúdos que disponibilizam. Como?

Disponibilizando os ficheiros em multiformatos passíveis de facilmente serem editados e (re)utilizados. Indicando de forma inequívoca no documento o tipo de licença que se lhe atribui.

No vídeo abaixo encontra informação suplementar:

button_artigo-em-docx (1).png   button_artigo-em-pdf (2).png

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Twitter

Facebook