Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Simplificar... esta é a palavra de ordem para o ano letivo 2023/2024 | fobIA

Pode a Inteligência Artificial ajudar?

Setembro 17, 2023

O ano letivo 2023/24 trouxe como novidade o Despacho 2/23 que pretende simplificar e modernizar os processos administrativos nas escolas. São 20 medidas que visam desburocratizar as escolas. O uso da tecnologia permite implementar algumas destas medidas, como a realização de reuniões online ou o trabalho remoto.

6.png

Imagem criada com IA |  Stable Diffusion Web. (Prompt "A teacher, full of papers and looking tired at his desk, suddenly has a bright idea.")

Mas poderá a inteligência artificial (IA) ajudar?

Numa altura em que se questiona a utilização do digital em contexto educativo e em que se proibe o uso de telemóveis nalgumas escolas, o que pensar da incontornável IA?

Independentemente de sermos ferverosos adeptos do digital ou recearmos os seus avanços e impactos na sociedade, enquanto educadores temos a responsabilidade de perceber como é que as escolas podem utilizar de forma apropriada a IA, quer para simplificar processos administrativos, quer em contexto de ensino e de aprendizagem. 

Cabe aos líderes em cada escola (diretores, coordenadores de departamento, coordenadores de projeto, professores e técnicos) criar as condições para utilizar de forma eficaz e ética a IA, lembrando-se sempre que é uma ferramenta de trabalho que não tem consciência (não compreende nem controla nada), limitando-se a procurar o que lhe pedimos na sua vastíssima base de dados.

A Comissão Europeia lançou o documento intitulado Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem que ajuda as escolas a integrar esta tecnologia em quatro áreas principais:

  • criação de sistemas de tutoria inteligentes e individualizados para o ensino dos alunos,
  • apoio aos alunos de forma individualizada,
  • apoio aos professores, nomeadamente na avaliação, monitorização de alunos e até criação de recursos pedagógicos,
  • apoio aos sistemas, como por exemplo na análise dos dados das escolas, no diagnóstico de dificuldade de aprendizagem ou até em serviços de orientação.

 

Para isso, todos os profissionais da educação devem ser envolvidos nesta discussão, sobre como e quando utilizar a IA, procurando encontrar respostas para três questões essenciais:

  1. Como é que as escolas podem usar a IA para apoiar e melhorar a aprendizagem dos alunos?
  2. Como é que as escolas podem preparar os alunos, para uma sociedade cada vez mais competitiva, dominada por sistemas de IA?
  3. Como é que a escola pode ajudar os professores a tirar partido da IA, libertando o seu tempo para se dedicarem aos alunos?

 

O Bibliotubers deixa algumas propostas que podem ajudar as escolas a refletir sobre estas questões e a encontrar caminhos que facilitarão a integração da IA em contexto educativo, preparando os professores e os alunos para os desafios do nosso tempo. Cada escola deve seguir o seu próprio ritmo, tendo em conta o contexto, os recursos disponíveis e a disponibilidade dos atores educativos para iniciar este percurso.

 

Crie um ambiente propício à experimentação:

  • Destaque a utilização de ferramentas de IA por professores com bons resultados (pode ser no site da escola, na plataforma de LMS, ou até numa reunião de Departamento). Pode iniciar esta divulgação com exemplos de outras escolas ou até de outros níveis de ensino,
  • Possibilite a dinamização de pequenos worshops que permitam aos professores experimentar, sem receios, diferentes ferramentas,
  • Disponibilize informação sobre o uso eficaz de IA (por exemplo através de uma newsletter mensal, ou da partilha de artigos, documentação, exemplos práticos, nos canais de comunicação da escola.

 

Apoie os professores que querem utilizar a IA em contexto educativo:

  • Forneça os recursos necessários para a realização das tarefas em sala de aula,
  • Peça a professores que já utilizam a IA para coadjuvar os colegas que estão a começar a experimentar, ou crie a figura do Tutor de IA. 

 

Celebre os sucessos:

  • Incentive a partilha de boas práticas, quer em reuniões formais, quer informalmente (na sala de professores, nas redes sociais, por exemplo).
  • Promova uma cultura de reconhecimento e valorização na escola.

IMG_1088-transparente.png

Para saber mais sobre IA consulte os artigos da secção fobIA, ou a documentação disponível na Banca de Recursos Digitais, Depósitos de Valor.

 

Referência bibliográfica

Comissão Europeia, Direção-Geral da Educação, da Juventude, do Desporto e da Cultura (2022). Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem. Serviço das Publicações da União Europeia. https://data.europa.eu/doi/10.2766/07 (https://data.europa.eu/doi/10.2766/07)

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Twitter

Facebook

Analytics