e-Portefólios | Parte III - Monitorização e feedback: avaliar para aprender
Guia para a implementação de e-Portefólios
Julho 02, 2020
Consulte ainda a Introdução a este Guia para implementação de e-Portefólios, a Parte I - Características e funcionalidades e a Parte II - O blogue como plataforma de suporte
Photo by Adrian Swancar on Unsplash
O portefólio é um instrumento de avaliação muito poderoso, não só porque facilita a avaliação do produto das aprendizagens dos alunos, mas sobretudo porque é o retrato fiel de todo o processo.
Esta característica distingue-o de quase todos os outros instrumentos de avaliação e é uma das mais valias, pois, para além de favorecer a autonomia, o pensamento reflexivo e a capacidade metacognitiva, facilita o trabalho dos professores, quer no acompanhamento do aluno - com identificação de dificuldades ou/ e potencialidades - quer na sua avaliação, formativa e sumativa.
Desta forma, temos o retrato de todo o trabalho realizado pelo aluno - o seu empenho, o seu progresso, as suas conquistas em todas as áreas do currículo, para além de permitir identificar as diferentes áreas de competência do Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória.
Os estudantes, nos seus portefólios, devem ser levados a colocar evidências da sua identidade académica e até pessoal, como por exemplo:
- planificação do trabalho a realizar e a definição de metas;
- aprendizagens realizadas;
- dificuldades encontradas e estratégias para as superar;
- reflexões;
- feedback dado por professores e colegas;
- colaboração com outros colegas;
- projetos escolares (individuais e de grupo) e pessoais;
- apresentações realizadas.
Vários são os autores que identificam como grandes vantagens do portefólio a motivação, a responsabilidade e a dedicação dos alunos. Para além disso, um portefólio:
- reflete a aprendizagem de cada aluno;
- integra o conhecimento dos alunos;
- promove aprendizagens mais efetivas, pois implica reflexão, autoconhecimento e metacognição;
- identifica escolhas e objetivos do aluno, a nível académico;
- é o retrato das competências desenvolvidas e das realizações.
O esquema seguinte, elaborado a partir do modelo de aprendizagem experiencial de Kolb, evidencia de forma clara a importância do feedback e da partilha para que se construam aprendizagens significativas. O aluno planifica, executa e reflete, num ciclo de aprendizagem completo, que favorece a monitorização e a avaliação.
A model of e-portfolio-based learning, adapted from Kolb (1984) in JISC, 2008, Effective Practice with e-Portfolios.
Enquanto instrumento de avaliação, devem ser criadas rubricas (com base em critérios de avaliação que devem ser do conhecimento dos alunos), para que estes se possam autoavaliar e os docentes acompanhar as aprendizagens.