Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

e-Portefólios | Parte II - O blogue como plataforma de suporte

Guia para a implementação de e-portefólios

Julho 01, 2020

Consulte ainda a Introdução a este Guia para implementação de e-Portefólios e a Parte I - Características e funcionalidades

timothy-dykes-qxbbDCnCEmo-unsplash.jpg

Photo by Timothy Dykes on Unsplash

 

A escolha de uma plataforma tecnológica para publicar os portefólios dos estudantes deve ter em conta alguns critérios como:

  • A facilidade de utilização e de acesso,
  • A possibilidade de integrar documentos e recursos em múltiplos formatos e oriundos de variados canais,
  • A disponibilização de funcionalidades que permitam a cada estudante a personalização do seu portefólio e que favoreçam experiências de aprendizagem autênticas, nomeadamente a facilidade de partilha e interação com outros utilizadores.

...

Nesta apresentação, reflete-se sobre as potencialidades do blogue enquanto e-Portefólio académico e sobre os seus propósitos.

O blogue como portefólio

 

Existem inúmeras plataformas que servem estes desígnios, nomeadamente a Wordpress que tem como características principais a flexibilidade, a autenticidade e a versatilidade. 

De realçar que os e-portefólios permitem uma aprendizagem autêntica no domínio da cidadania digital e da segurança on-line. De facto, preparar os estudantes para a vida ativa já não é suficiente, eles devem ser envolvidos em projetos reais e perceberem que podem ser agentes de mudança. 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Twitter

Facebook

Analytics