Lançamento | fobIA
Inteligência Artificial na Educação
Agosto 15, 2023
Foi na década de 40, do século passado, que se deram os primeiros passos na Inteligência Artificial (IA), com a teoria das redes neuronais, que deu origem, em 1950, ao famoso "Teste de Turing" (Alan Turing, 1950).
Imagem criada com IA | DALL-E (prompt 'Fear and phobia of artificial intelligence')
Passados 60 anos, John McCarthy (1956), utiliza o termo "Inteligência Arificial" e em 1958 desenvolve o primeiro programa com recurso a IA, o Lisp. Foram precisos mais de 60 anos para que esta sigla passasse a fazer parte do quotidiano de todos nós. Responsabilidade do ChatGPT.
Muito se tem, desde então, escrito, discutido, refletido sobre o impacto da IA na sociedade e, mais concretamente, no mundo da educação. Paradoxalmente, ou não, a história mostra-nos que a inovação passa por estas reações, de um lado os que aceitam sem reservas e do outro os que mostram um medo avassalador que tolda os sentidos, mas que cumpre uma função que não deixa de equilibrar e regular o processo de inovação /mudança.
O Biblio Tubers, ciente dos problemas que a Escola vive atualmente, lança a secção fobIA em que, para além do enquadramento conceptual que é necessário para uma apropriação consciente da IA em contexto educativo, apresentará propostas de exploração, pequenos tutoriais (microlearning) e recursos (colaboratório) que desmistificarão esta FOBIA.
Logo criado com recurso a IA | Looka
PS. Claro que utilizaremos a IA para escrever os nossos artigos e para criar os nossos recursos. MAS, sempre, com o prompt, isto é, a linha de comandos que o Biblio Tubers criou e a indicação da app de IA utilizada.
Não foi o caso deste primeiro artigo escrito no Coffeine & Brunch, em Portimão.