Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Aprender com os Media | Cidadania e intervenção | AE Nisa

Uma proposta de escrita/intervenção

Fevereiro 26, 2020

Esta proposta de trabalho pode ser implementada em qualquer ano curricular, no âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento ou DAC (tendo por base os 17 ODS e os Domínios de Cidadania e Desenvolvimento – Direitos humanos, multiculturalidade, igualdade de género, sexualidade, saúde, voluntariado, empreendedorismo).

Para além da utilização adequada dos media, pretende-se  também que seja a motivação para criar gosto pelo cinema, pela leitura e reflexão cada vez mais autónoma e crítica.

Fatima_Dias.png

A proposta de exploração, criada pela professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Nisa, Fátima Dias, parte da visualização da curta “História trágica com final feliz”, de Regina Pessoa.

Segue-se uma fase de partilha de  vivências dos alunos, com o que pensam, sentem e imaginam, convocando as experiências vividas “dentro” e “fora” do filme, no domínio dos valores éticos.

Posteriormente, os alunos são levados a analisar diferentes media e a identificar curtas/documentários/notícias… a partir dos quais possam redigir diferentes tipologias de texto.

História Trágica com Final Feliz from Curtas Metragens CRL on Vimeo.

Oiça, aqui, o podcast criado pela Professora Bibliotecária Fátima Dias, do Agrupamento de Escolas de Nisa:

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Twitter

Facebook