Num mundo caracterizado pela mudança constante e acelerada, a divisão de conteúdos programáticos em pequenas unidades é fundamental para facilitar a aprendizagem. E essa fragmentação não implica a perda de qualidade.

Uma pesquisa recente da e-Learning Industry mostra que as “microlições” não devem exceder os dez minutos. Esse tempo é suficiente para manter o foco no tema principal e para reduzir o esforço cognitivo necessário para fixar o conteúdo.

Desta forma, o microlearning favorece a autoaprendizagem, numa época caracterizada pela necessidade de encontrar soluções ágeis e flexíveis que, em poucos minutos, respondam às necessidades dos profissionais.

Este primeiro episódio surge na sequência da criação das Equipas de Apoio aos Docentes , nos Agrupamentos,  e do fecho das escolas, em plena crise do Covid 19 . A Diretora do Agrupamento de Escolas do Sardoal criou esta equipa, que integra a professora bibliotecária, e uma das decisões tomadas foi a escolha da plataforma de aprendizagem. A escolha recaiu no Google Classroom , pelo que foi necessário criar um tutorial para alunos e professores.

Deste trabalho em rede surgiu a ideia de criar esta nova rubrica.

Para além da apresentação em formato web , são também disponibilizados dois vídeos que ajudam professores e alunos a usar esta plataforma de aprendizagem.

Clicar para consultar a apresentação:

 

Ensinar no Google Classroom / professores

 

Aprender no Google Classroom / alunos