Dando continuidade ao  Plano de trabalho síncrono em tempo de quarentena , o Biblio Tubers apresenta a segunda proposta, na área dos media, que poderá ser implementada, pelos professores bibliotecários, no horário reservado à biblioteca.

Esta proposta, à semelhança da  Proposta 1 | Carta de uma adolescente aos adultos , pode ser adequada a qualquer nível de ensino, a partir da escolha dos textos dos media que os alunos deverão ler.

Os textos sugeridos são apenas propostas que devem ser adequadas a cada realidade educativa. Por exemplo, os professores bibliotecários que trabalham com os alunos do 1.º Ciclo podem optar por fazer a leitura dos textos propostos.

 

Apresenta-se, abaixo, a proposta de exploração que, partindo da leitura de textos dos media , remete o aluno para uma utilização autónoma do Manual de Literacia Digital ( MILD ), nas áreas da  Leitura dos Media e de   Ler e Escrever na Rede.

 

1. Os alunos acedem aos artigos selecionados pelos professores e fazem uma primeira leitura . A título de exemplo, deixamos sugestões de textos para cada nível de ensino.

1.º Ciclo - Os nossos amigos invisíveis publicado na Visão Júnior, em 04/03 de 2020.

2.º Ciclo - Como lidar com o “vírus” da ansiedade e manter o equilíbrio mental na quarentena, entre o teletrabalho e a vida em família   da autoria de Clara Soares, publicado na Visão Júnior, em 23/03 de 2020.

3.º Ciclo - Podemos viver “offline”  publicado na Visão Júnior, no dia 04/03 de 2020 OU   Dependentes e vulneráveis  da autoria de Diogo Agostinho, publicado no Expresso, em 23/03 de 2020 (para o 9.º ano).

Secundário - A sociedade da repetição  de Walter Hugo Mãe, OU   Dependentes e vulneráveis  da autoria de Diogo Agostinho, publicado no Expresso, em 23/03 de 2020.

 

2. Na data/hora previamente acordada com os alunos, o professor bibliotecário abre a sala de conversa (sugere-se o Zoom ) e lança o debate entre os alunos. 

Deixam-se algumas pistas para lançar o debate:

  • Qual o tema do artigo?
  • Concordas com a abordagem que é feita ao tema pelo jornalista/cronista?
  • Qual o tópico do artigo que mais dúvidas te suscita?
  • Se pudesses questionar o jornalista/cronista que pergunta lhe colocarias?
  • ...

 

3. Após esta reflexão com os alunos, é enviado um vídeo, disponibilizado abaixo, que explica como é que os alunos poderão usar o MILD para aprenderem a ler de forma crítica os textos dos media e a criar conteúdos para publicar na rede. Este vídeo abordará, ainda, de forma sumária a utilidade desta plataforma para os alunos.

 

4. O professor poderá dividir os alunos em grupos e pedir-lhes que escrevam artigos , para os media, sobre o tema que foi objeto de leitura, no respetivo ciclo. Os textos finais são lidos à turma e alvo de discussão. O professor, ou um aluno previamente selecionado, encerra a discussão fazendo a síntese do tema. 

Sugere-se ainda que os trabalhos sejam publicados e divulgados nas redes ( blogues, Twitter, Youtube, Facebook, Instagram,... ) com a hashtag #somosmild .