Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Proposta de horário escolar online

Proposta de organização do horário escolar dos alunos em tempo de quarentena

Março 16, 2020

O Biblio Tubers sugere que a organização do horário escolar dos alunos seja definida por Conselho de Turma, com a criação de um plano de trabalho semanal. Propõe-se a ocupação de um período do dia (manhã ou tarde) em que os professores deverão estar disponíveis para apoiar o trabalho autónomo dos alunos.

Elementary-Student-using-online-tutor-and-online-learning-Feature-Image.jpg

Nesse sentido, entende-se que deva ser o diretor de turma a contactar os alunos/ encarregados de educação, dando-lhes conhecimento do horário e da metodologia de trabalho, que poderá ser a seguinte:

 

1. Apresentação do horário e da plataforma onde serão lançadas as atividades por, e de, cada professor

Cada escola deverá utilizar a plataforma a que os alunos já estejam habituados. Caso a escola não utilize com regularidade nenhuma plataforma, sugere-se o Edmodo, pois, para além da facilidade de criação de salas e disponibilização de conteúdos, a sua interface, à semelhança da das redes sociais, é amigável, o que facilita a sua utilização.

 

2. Lançamento das atividades na plataforma selecionada

Os professores devem tirar partido dos recursos existentes, selecionando-os com base em critérios como: fiabilidade, credibilidade, usabilidade, qualidade e disponibilidade. Nesse sentido, sugere-se a utilização dos recursos das plataformas de apoio aos manuais escolares, pois alunos e professores já estão familiarizados com elas. Na plataforma, o professor deverá então indicar qual a atividade a realizar, diariamente, a partir dos recursos online dos manuais, devendo criar um fórum de discussão para dúvidas, ou para a apresentação de trabalhos.

 

3. Abertura de uma sala de conferência

Durante o tempo estipulado no horário, o professor deve abrir uma sala virtual, colocando o link de convite na plataforma, para que todos os alunos possam aceder.

Dada a facilidade e a qualidade  de som e imagem, sugere-se o Zoom.

Desta forma, partilham-se aprendizagens, promove-se a interação e criam-se novas dinâmicas de ensino e aprendizagem.

Apresenta-se abaixo uma proposta de horário que deverá ser adequada a cada realidade:

horario_v2.png

Download do horário em .pptx

No horário, está contemplada uma hora de trabalho com a biblioteca que deverá incidir em atividades de promoção da leitura e de análise dos media, no sentido de promover multiliteracias.

A quarta-feira foi destinada à realização de um projeto interdisciplinar, pelo que os docentes deverão criar grupos de trabalho e lançar o desafio aos alunos, ou dar continuidade a projetos em curso. A título de exemplo indicam-se dois projetos:

1. Aprender nos Media | Polígrafo na Escola | Projeto sobre (des)informação online

2. Informar para conhecer | A pandemia do séc. XXI | Proposta de trabalho para DAC

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

2 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Twitter

Facebook

Analytics