Em tempos de incerteza, quando todas as nossas relações - pessoais, profissionais, familiares, sociais - estão em stand by,  cabe à Escola promover práticas - agora online - capazes de levar os alunos a descodificar a informação que os inunda e que, não raras vezes, provoca desinformação.

Às escolas, foi lançado o repto, pelas autoridades, de continuarem as atividades letivas à distância. Aos professores, é pedido que, de súbito, se transformem em profissionais do e-learning.

Cientes destes desafios e, sobretudo, da importância que assumem numa época de pandemia que nos afeta a todos, o Biblio Tubers deixa uma proposta transversal ao currículo, que poderá ser adaptada a qualquer nível de ensino. Apesar de, nesta proposta, se indicarem algumas atividades para áreas curriculares específicas, facilmente, se poderão integrar outras.

Esta proposta parte do pressuposto de que o conhecimento é transversal e não balizado por disciplinas, pelo que se insere nos chamados Domínios de Autonomia Curricular (DAC) ou nos projetos que são desenvolvidos em Oferta de Escola ou Oferta Complementar.

Propõe-se a utilização da metodologia do trabalho de projeto por ser a mais adequada a este tipo de ação que envolve os alunos em todas as etapas, desde a planificação à avaliação.

Sugere-se a articulação com a biblioteca escolar  de cada agrupamento, que poderá contribuir para a criação/ atualização das revistas a disponibilizar aos alunos, bem como nas fases de pesquisa e tratamento da informação. O professor bibliotecário poderá, também, fazer sessões detrabalho sobre ferramentas digitais a utilizar durante o projeto ou para a sua apresentação final.

 

Clique na imagem para ver a proposta

Acreditamos que, desta forma, estaremos a formar os nossos alunos para uma sociedade que vive tempos desafiantes e que nunca mais será a mesma.

Caso tenha outras sugestões que permitam enriquecer esta proposta, envie-no-las para workprogress6@gmail.com