Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Informar para conhecer | A pandemia do séc. XXI

Proposta de trabalho para DAC

Março 15, 2020

biblio.jpg

Em tempos de incerteza, quando todas as nossas relações - pessoais, profissionais, familiares, sociais - estão em stand by, cabe à Escola promover práticas - agora online - capazes de levar os alunos a descodificar a informação que os inunda e que, não raras vezes, provoca desinformação.

Às escolas, foi lançado o repto, pelas autoridades, de continuarem as atividades letivas à distância. Aos professores, é pedido que, de súbito, se transformem em profissionais do e-learning.

Cientes destes desafios e, sobretudo, da importância que assumem numa época de pandemia que nos afeta a todos, o Biblio Tubers deixa uma proposta transversal ao currículo, que poderá ser adaptada a qualquer nível de ensino. Apesar de, nesta proposta, se indicarem algumas atividades para áreas curriculares específicas, facilmente, se poderão integrar outras.

Esta proposta parte do pressuposto de que o conhecimento é transversal e não balizado por disciplinas, pelo que se insere nos chamados Domínios de Autonomia Curricular (DAC) ou nos projetos que são desenvolvidos em Oferta de Escola ou Oferta Complementar.

Propõe-se a utilização da metodologia do trabalho de projeto por ser a mais adequada a este tipo de ação que envolve os alunos em todas as etapas, desde a planificação à avaliação.

Sugere-se a articulação com a biblioteca escolar de cada agrupamento, que poderá contribuir para a criação/ atualização das revistas a disponibilizar aos alunos, bem como nas fases de pesquisa e tratamento da informação. O professor bibliotecário poderá, também, fazer sessões detrabalho sobre ferramentas digitais a utilizar durante o projeto ou para a sua apresentação final.

 

Informar para conhecer: A pandemia do séc. XXI

Clique na imagem para ver a proposta

Acreditamos que, desta forma, estaremos a formar os nossos alunos para uma sociedade que vive tempos desafiantes e que nunca mais será a mesma.

Caso tenha outras sugestões que permitam enriquecer esta proposta, envie-no-las para workprogress6@gmail.com

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Twitter

Facebook

Analytics