Photo by Ante Hamersmit on Unsplash

 

As Nações Unidas acabam de lançar o documento " Policy Brief: Education during COVID-19 and beyond " onde apresentam a campanha "Salvar o nosso futuro" que está organizada em torno de quatro áreas chave :

  1. Reabertura das escolas , que deve envolver os vários parceiros, pais, professores, técnicos, jovens...
  2. Financiamento da educação , pelo que é imprescindível que os decisores políticos invistam em políticas educativas capazes de reinventar, de forma séria, o ensino.
  3. Reforço da resiliência dos sistemas educativos para assegurar a equidade e o desenvolvimento sustentável, sem esquecer os grupos em maior risco de exclusão.
  4. Reimaginar a educação para acelerar a mudança positiva do ensino e da aprendizagem, pois vivemos numa época em que é necessário implementar mudanças de fundo.

Por isso, é preciso investir em literacia digital , em infraestruturas, no  aprender a aprender, apostando no rejuvenescimento da aprendizagem ao longo da vida  e no fortalecimento das relações entre a aprendizagem formal e não formal.

 

O secretário geral da Nações Unidas, António Guterres, lançou a campanha " O futuro da educação está aqui " onde apresenta as linhas gerais do documento, reforçando a necessidade da inovação.

 

António Guterres defende que o futuro da humanidade depende da educação , alertando para os riscos da pandemia que deixou de parte os mais vulneráveis e aumentou as desigualdades. Nesse sentido urge dar passos que criem inclusão, resiliência e sistemas educativos de qualidade.