Proposta de horário escolar online
Proposta de organização do horário escolar dos alunos em tempo de quarentena
Março 16, 2020
O Biblio Tubers sugere que a organização do horário escolar dos alunos seja definida por Conselho de Turma, com a criação de um plano de trabalho semanal. Propõe-se a ocupação de um período do dia (manhã ou tarde) em que os professores deverão estar disponíveis para apoiar o trabalho autónomo dos alunos.
Nesse sentido, entende-se que deva ser o diretor de turma a contactar os alunos/ encarregados de educação, dando-lhes conhecimento do horário e da metodologia de trabalho, que poderá ser a seguinte:
1. Apresentação do horário e da plataforma onde serão lançadas as atividades por, e de, cada professor
Cada escola deverá utilizar a plataforma a que os alunos já estejam habituados. Caso a escola não utilize com regularidade nenhuma plataforma, sugere-se o Edmodo, pois, para além da facilidade de criação de salas e disponibilização de conteúdos, a sua interface, à semelhança da das redes sociais, é amigável, o que facilita a sua utilização.
2. Lançamento das atividades na plataforma selecionada
Os professores devem tirar partido dos recursos existentes, selecionando-os com base em critérios como: fiabilidade, credibilidade, usabilidade, qualidade e disponibilidade. Nesse sentido, sugere-se a utilização dos recursos das plataformas de apoio aos manuais escolares, pois alunos e professores já estão familiarizados com elas. Na plataforma, o professor deverá então indicar qual a atividade a realizar, diariamente, a partir dos recursos online dos manuais, devendo criar um fórum de discussão para dúvidas, ou para a apresentação de trabalhos.
3. Abertura de uma sala de conferência
Durante o tempo estipulado no horário, o professor deve abrir uma sala virtual, colocando o link de convite na plataforma, para que todos os alunos possam aceder.
Dada a facilidade e a qualidade de som e imagem, sugere-se o Zoom.
Desta forma, partilham-se aprendizagens, promove-se a interação e criam-se novas dinâmicas de ensino e aprendizagem.
Apresenta-se abaixo uma proposta de horário que deverá ser adequada a cada realidade:
Download do horário em .pptx
No horário, está contemplada uma hora de trabalho com a biblioteca que deverá incidir em atividades de promoção da leitura e de análise dos media, no sentido de promover multiliteracias.
A quarta-feira foi destinada à realização de um projeto interdisciplinar, pelo que os docentes deverão criar grupos de trabalho e lançar o desafio aos alunos, ou dar continuidade a projetos em curso. A título de exemplo indicam-se dois projetos:
1. Aprender nos Media | Polígrafo na Escola | Projeto sobre (des)informação online
2. Informar para conhecer | A pandemia do séc. XXI | Proposta de trabalho para DAC