Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes. Defendemos os recursos abertos e a biblioteca como centro de saber na escola.

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes. Defendemos os recursos abertos e a biblioteca como centro de saber na escola.

Guia para implementação de e-Portefólios

Para o retrato fiel de um processo de aprendizagem centrado no aluno

Junho 23, 2020

O paradigma em que vivemos atualmente, caracterizado pela necessidade de adaptar espaços, tempos e modos de "fazer educação", implica mudar. Desde a planificação da atividade letiva, passando pelas práticas em contexto educativo e tendo sempre como pano de fundo a avaliação formativa, é imperioso fazer diferente para obter melhores resultados.

halacious-tZc3vjPCk-Q-unsplash.jpg

Photo by Halacious on Unsplash

 

Sabemos que preparar os alunos para uma vida ativa implica levá-los a:

  • saberem ser e estar
  • resolverem problemas
  • serem críticos e criativos
  • criar e partilhar aprendizagens
  • trabalharem em equipa
  • comunicar

 

Inúmeras são as metodologias apontadas como facilitadoras do desenvolvimento destas competências do aluno do século XXI. Veja-se, a título de exemplo, a proposta para implementação do ensino hibrído que implica a reorganização da sala de aula e da forma como o professor a gere, devendo ser criados momentos de interação e colaboração entre os alunos, que se assumem como criadores da sua própria aprendizagem, com recurso à tecnologia.

Estas metodologias implicam também, da parte dos estudantes, novas formas de realizar e apresentar os trabalhos/ projetos pedidos pelos professores, bem como a capacidade de refletir sobre as aprendizagens realizadas, face à matriz de avaliação definida.

O e-Portefólio responde claramente a este desafio, pois permite aos alunos inovar na forma como organizam as suas aprendizagens, as apresentam e se autoavaliam. De facto, o portefólio é por excelência autoreflexivo, permite um retrato fiel do processo evolutivo de aprendizagem de cada aluno e facilita aos professores a monitorização dessas aprendizagens, bem como o feedback em tempo útil.

O Biblio Tubers, ao longo de três posts, vai apresentar um guia para a implementação de e-Portefólios, que está organizado em três partes.

 

Bibliografia

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Twitter

Facebook