Estou a ter aulas a distância!
E agora?
Março 30, 2020
A vida é o que é. As circunstâncias mudaram e vocês estudantes, e nós professores, estamos agora confinados às nossas casas e é aqui que aprendemos e ensinamos a distância.
Se para uns esta realidade parece o céu, para outros não é tanto assim.
Existem algumas regras que te podem ajudar a ficar focado e a, por essa via, rentabilizar o estudo, com vista ao teu sucesso.
Pistas para otimizar o teu estudo
Aqui tens cinco pistas, cuja pertinência perceberás imediatamente:
1. Encontra o espaço ideal para trabalhar, preferencialmente sentado, com o material de que necessitas organizado na tua mesa/secretária.
2. Organiza o teu espaço de trabalho para não te distraires.
3. Cria um horário de trabalho que te rotine e te permita ser mais eficaz no estudo. Consulta os nossos conselhos para rentabilizares o teu tempo e para aprenderes mais e melhor.
4. Afasta a procrastinação (deixar para depois o que podes fazer agora).
5. Habitua-te a fazer um ponto de situação das tuas conquistas, isto é a autoavaliar a tua performance. Só se identificares os obstáculos é que poderás ultrapassá-los e melhorar.
Regras para acompanhar as aulas a distância
O ensino a distância tem inúmeras vantagens, mas, se não fores focado e metódico, podes, facilmente, desmotivar-te e sentires dificuldades em acompanhar as aulas.
1 - Para começar
Antes de começares a realizar as tarefas propostas pelos teus professores, assegura-te que percebes o que se pretende com a tarefa. Não hesites, questiona! Não fiques com dúvidas!
Se, ainda assim, tiveres dúvidas ou dificuldades na resolução das tarefas offline, contacta o professor, ou um colega para te ajudar.
Cria um grupo de estudo virtual, onde troques ideias e conhecimentos que te facilitem o estudo, te ajudem na realização das tarefas e te tragam segurança e crescente motivação.
2 - Começando
Olha com atenção para os critérios de avaliação da tarefa (se não os tiveres, pede-os ao teu professor) para perceberes melhor o que se pretende e para que te possas autoavaliar. Desta forma, consegues avaliar se o que fizeste corresponde ao solicitado.
Os critérios de avaliação são por vezes difíceis de descodificar. Pede ajuda ao teu professor, para que esclareça o que é pressuposto aprenderes. Só assim te poderás autoavaliar, isto é saber se aprendeste os conteúdos ou não.
Cria uma tabela de classificação de 1 a 5 e coloca lá cada os critérios de avaliação de cada uma das disciplinas. Estabelece metas para que possas ir melhorando, tendo em conta a tua autoavaliação. Esta grelha ajudar-te-á também a perceber os conteúdos em que tens mais dificuldades. São estes os conteúdos em que deverá incidir o teu estudo. Se for difícil para ti estudar sem apoio, pede ajuda aos professores e/ ou ao teu grupo de estudo virtual.
3 - A todo o vapor
Os professores podem ter a tendência de submeter muitas tarefas, na tentativa de te ajudar a consolidar aprendizagens. Mas isso pode gerar alguma confusão na tua organização do estudo.
Cria, por isso, um plano de trabalho individual, a partir do plano inicial fornecido pela escola. Só assim conseguirás gerir as tarefas atempadamente e saberes qual o tempo lúdico com que ficas.
Para simplificar a tua organização do tempo, inclui nesse plano de trabalho um item "tarefa concluída". Assim, quando tiveres toda essa coluna preenchida, sabes que cumpriste o teu plano.
Partilha o teu plano com os teus professores e colegas para que o teu exemplo possa ser útil a outros. Para além disso vais surpreender os teus professores.
4 - Recapitulando
Os professores costumam dar feedback sobre as tarefas que vais concluíndo. Este feedback é importantíssimo para que possas autoavaliar as tuas aprendizagens. Ouve/ vê/ lê com atenção as sugestões dos professores e compara-as com a tua autoavaliação. Assim perceberás quais são os teus pontes fortes e o que deverás melhorar.
Se tirares partido do feedback dos professores, melhorarás de tarefa para tarefa, o que, para além da motivação, te tornará um aluno de excelência.
Cria um fórum de discussão com a tua turma onde cada um coloque sugestões de melhoria que encontraram a partir do feedback dado pelos professores. Desta forma, para além de perceberem o que os professores querem que aprendam, criam uma rede de partilha colaborativa genial.
Se te ocorrerem outras sugestões que consideres importantes partlha-as connosco nos comentários.