Ensino remoto OU Ensino online?
Contexto, quadro conceptual e pistas de trabalho
Abril 07, 2020
Um pouco por todo o mundo, escolas e instituições do ensino superior estão a tomar medidas para dar continuidade ao processo de ensino e de aprendizagem, agora na modalidade a distância ou, como defendem os especialistas, remota.
O ensino remoto altera a forma como se chega aos alunos. Tendo em conta o contexto de pandemia, não se pretende recriar o ecossistema educacional, mas permitir o acesso temporário à "escola".
De facto, não podemos passar de forma linear do ensino presencial para o ensino online sem fazer grandes alterações, o que implicaria tempo, riscos e dificuldades que as instituições de ensino não têm.
O ensino online é um processo que implica um desenho institucional cuidadoso e um trabalho de preparação que pode levar entre 6 a 9 meses.
Para apoiar as escolas, no momento em que necessitam de delinear a sua estratégia de ensino remoto, deixamos algumas pistas orientadoras para a criação de planos de ação e uma proposta de estrutura de um plano de aula remota.
Clique para consultar a apresentação
Face ao momento que vivemos, a comunidade educativa deve avaliar o impacto das propostas implementadas a nível nacional. Esta avaliação, mais do que preocupar-se em dados estatísticos e de níveis de desempenho de escolas, professores e alunos, deve centrar-se no processo, para assim permitir uma mudança efetiva e tão necessária:
- Que práticas foram implementadas e que mudanças provocaram?
- Destas práticas quais se devem manter?
- Como foi a a interação com os diferentes atores educativos? E qual o seu feedback?
- A infraestrutura tecnológica foi suficiente?
- As aprendizagens foram avaliadas? Como? Com que resultados?
- ...
Daqui decorre que devemos repensar modelos pedagógicos compatíveis com um mundo que nos exige, a cada instante, capacidade de readaptação, pelo que agilidade, flexibilidade e resistência são características cada vez mais necessárias, não só aos alunos e aos professores, mas também ao próprio sistema educativo.
Bibliografia recomendada:
- The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning | Educause
- How to Make a Remote Learning Lesson Plan | Teach & Learning
- Quer ensinar online? Mude a forma como pensa | Forbes | Bibliotubers
- Estou a ter aulas a distância! E agora? | Bibliotubers
- Educação, Hoje - Perspetivas globais sobre a educação OCDE | Bibliotubers
- Pensar a pedagogia em tempo de pandemia | Bibliotubers
- As 10 recomendações da UNESCO, anotadas | Bibliotubers
- Proposta de horário escolar online | Bibliotubers