Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Como podem as bibliotecas alargar os seus serviços durante a quarentena?

Conclusões do fórum virtual #BibliotecasEnCasa

Março 30, 2020

corona1.png

No dia 21 de março, as bibliotecas que integram a IFLA, secção para a América Latina e o Caribe, dinamizaram um fórum virtual que analisou o papel das bibliotecas, em tempo de crise.

Todos os presentes concordaram que as bibliotecas devem assumir um papel de relevo durante a pandemia, não só na disponibilização de informação verdadeira e confiável, mas, sobretudo, na criação de novos serviços, cada vez mais digitais e adequados à comunidade que servem.

 

Os participantes deixaram algumas sugestões bastante úteis.

- As bibliotecas devem assumir-se enquanto espaços cada vez mais virtuais

- Cabe às bibliotecas o papel de criar espaços de reconexão e conexão pós COVID-19.

- Os serviços devem ser cada vez mais digitais e qualquer biblioteca deve estar viva, para se adaptar, em cada momento, às necessidades de hoje. 

- As bibliotecas devem disponibilizar novos serviços e criar conteúdos, adaptando-os ao formato digital. Os Clubes de Leitura Virtuais são um exemplo.

- As bibliotecas devem fomentar o pensamento crítico e o envolvimento de outros setores da sociedade, nesta época de isolamento.

Em síntese, a inovação e a criatividade são fundamentais para responder às necessidades de cada comunidade. Esta nova realidade exige uma sólida capacidade de adaptação a um contexto cada vez mais digital, sem esquecer o papel social que as bibliotecas têm na comunidade que servem.

Não esqueçamos que não é o espaço físico que faz uma biblioteca, mas sim a comunidade.

Oiça a participação de cada um dos intervenientes:

Leia o artigo na íntegra aqui.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Twitter

Facebook