Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Cenários de aprendizagem inovadores | o aluno no centro da aprendizagem

Promover a mudança em contexto formativo

Maio 07, 2020

A formação de docentes tem um papel primordial na mudança de práticas pedagógicas, mais consentâneas com novos contextos de aprendizagem. Atualmente, estes contextos são caracterizados pela flexibilidade curricular e, consequentemente, pela implementação de metodologias diversificadas, quase sempre com recurso à tecnologia. 

Contudo, apesar da importância da tecnologia para a inovação de práticas em contexto educativo, não podemos esquecer que a utilização de ferramentas digitais deve ser sempre pensada enquanto meio para alcançar o fim último que é o do sucesso dos alunos.

h-heyerlein-ndja2LJ4IcM-unsplash.jpg

 

A capacidade de pensar o processo de ensino e de aprendizagem como um todo, em que todas as partes estão interligadas e que devem colocar o aluno no centro da aprendizagem, enquanto criador de novos saberes, é um dos pressupostos mais importantes, quando se planifica um cenário de aprendizagem.

Foi partindo das aprendizagens que os alunos deveriam desenvolver que um grupo de professores planificou um cenário de aprendizagem inovador, em que os alunos assumem um papel ativo, quer na pesquisa, produção e até avaliação. Tudo isto num contexto também ele inovador, um clube de línguas. 

E quer a realização do trabalho de grupo, quer a sua apresentação decorreram a distância.

 

Deixamos para consulta o cenário de aprendizagem e convidamo-lo(a) a visualizar a apresentação do grupo, constituído por Alzira Agostinho, Dulce Grácio, Isabel Costa e Virgínia Esteves, do Agrupamento de Escolas de José Relvas, Alpiarça, no âmbito da ação de formação "Ferramentas digitais e dispositivos móveis na aula de línguas", dinamizado no Centro de Formação da Lezíria do Tejo.

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Twitter

Facebook

Analytics