Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

O futuro da educação está aqui!

Orientações das Nações Unidas para a Educação durante e pós COVID-19

Agosto 06, 2020

ante-hamersmit-yw9z-otDqMw-unsplash.jpg

Photo by Ante Hamersmit on Unsplash

 

As Nações Unidas acabam de lançar o documento "Policy Brief: Education during COVID-19 and beyond" onde apresentam a campanha "Salvar o nosso futuro" que está organizada em torno de quatro áreas chave:

  1. Reabertura das escolas, que deve envolver os vários parceiros, pais, professores, técnicos, jovens...
  2. Financiamento da educação, pelo que é imprescindível que os decisores políticos invistam em políticas educativas capazes de reinventar, de forma séria, o ensino.
  3. Reforço da resiliência dos sistemas educativos para assegurar a equidade e o desenvolvimento sustentável, sem esquecer os grupos em maior risco de exclusão.
  4. Reimaginar a educação para acelerar a mudança positiva do ensino e da aprendizagem, pois vivemos numa época em que é necessário implementar mudanças de fundo.

Por isso, é preciso investir em literacia digital, em infraestruturas, no aprender a aprender, apostando no rejuvenescimento da aprendizagem ao longo da vida e no fortalecimento das relações entre a aprendizagem formal e não formal.

 

O secretário geral da Nações Unidas, António Guterres, lançou a campanha "O futuro da educação está aqui" onde apresenta as linhas gerais do documento, reforçando a necessidade da inovação.

 

António Guterres defende que o futuro da humanidade depende da educação, alertando para os riscos da pandemia que deixou de parte os mais vulneráveis e aumentou as desigualdades. Nesse sentido urge dar passos que criem inclusão, resiliência e sistemas educativos de qualidade.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Twitter

Facebook

Analytics