Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Estou a ter aulas a distância!

E agora?

Março 30, 2020

aluno.jpg

A vida é o que é. As circunstâncias mudaram e vocês estudantes, e nós professores, estamos agora confinados às nossas casas e é aqui que aprendemos e ensinamos a distância.

Se para uns esta realidade parece o céu, para outros não é tanto assim. 

Existem algumas regras que te podem ajudar a ficar focado e a, por essa via, rentabilizar o estudo, com vista ao teu sucesso.

 

Pistas para otimizar o teu estudo

Aqui tens cinco pistas, cuja pertinência perceberás imediatamente:

1. Encontra o espaço ideal para trabalhar, preferencialmente sentado, com o material de que necessitas organizado na tua mesa/secretária.

2. Organiza o teu espaço de trabalho para não te distraires.

3. Cria um horário de trabalho que te rotine e te permita ser mais eficaz no estudo. Consulta os nossos conselhos para rentabilizares o teu tempo e para aprenderes mais e melhor.

aprender.png

4. Afasta a procrastinação (deixar para depois o que podes fazer agora).

5. Habitua-te a fazer um ponto de situação das tuas conquistas, isto é a autoavaliar a tua performance. Só se identificares os obstáculos é que poderás ultrapassá-los e melhorar.

 

Regras para acompanhar as aulas a distância

O ensino a distância tem inúmeras vantagens, mas, se não fores focado e metódico, podes, facilmente, desmotivar-te e sentires dificuldades em acompanhar as aulas.

 

1 - Para começar

Antes de começares a realizar as tarefas propostas pelos teus professores, assegura-te que percebes o que se pretende com a tarefa. Não hesites, questiona! Não fiques com dúvidas!

nota.png

Se, ainda assim, tiveres dúvidas ou dificuldades na resolução das tarefas offline, contacta o professor, ou um colega para te ajudar.

 

ideia.png

Cria um grupo de estudo virtual, onde troques ideias e conhecimentos que te facilitem o estudo, te ajudem na realização das tarefas e te tragam segurança e crescente motivação.

 

2 - Começando

Olha com atenção para os critérios de avaliação da tarefa (se não os tiveres, pede-os ao teu professor) para perceberes melhor o que se pretende e para que te possas autoavaliar. Desta forma, consegues avaliar se o que fizeste corresponde ao solicitado.

nota.png

Os critérios de avaliação são por vezes difíceis de descodificar. Pede ajuda ao teu professor, para que esclareça o que é pressuposto aprenderes. Só assim te poderás autoavaliar, isto é saber se aprendeste os conteúdos ou não. 

ideia.png

Cria uma tabela de classificação de 1 a 5 e coloca lá cada os critérios de avaliação de cada uma das disciplinas. Estabelece metas para que possas ir melhorando, tendo em conta a tua autoavaliação. Esta grelha ajudar-te-á também a perceber os conteúdos em que tens mais dificuldades. São estes os conteúdos em que deverá incidir o teu estudo. Se for difícil para ti estudar sem apoio, pede ajuda aos professores e/ ou ao teu grupo de estudo virtual.

 

3 - A todo o vapor

Os professores podem ter a tendência de submeter muitas tarefas, na tentativa de te ajudar a consolidar aprendizagens. Mas isso pode gerar alguma confusão na tua organização do estudo.

 Cria, por isso, um plano de trabalho individual, a partir do plano inicial fornecido pela escola. Só assim conseguirás gerir as tarefas atempadamente e saberes qual o tempo lúdico com que ficas.

nota.png

Para simplificar a tua organização do tempo, inclui nesse plano de trabalho um item "tarefa concluída". Assim, quando tiveres toda essa coluna preenchida, sabes que cumpriste o teu plano.

ideia.png

Partilha o teu plano com os teus professores e colegas para que o teu exemplo possa ser útil a outros. Para além disso vais surpreender os teus professores.

 

4 - Recapitulando

Os professores costumam dar feedback sobre as tarefas que vais concluíndo. Este feedback é importantíssimo para que possas autoavaliar as tuas aprendizagens. Ouve/ vê/ lê com atenção as sugestões dos professores e compara-as com a tua autoavaliação. Assim perceberás quais são os teus pontes fortes e o que deverás melhorar.

nota.png

Se tirares partido do feedback dos professores, melhorarás de tarefa para tarefa, o que, para além da motivação, te tornará um aluno de excelência.

ideia.png

Cria um fórum de discussão com a tua turma onde cada um coloque sugestões de melhoria que encontraram a partir do feedback dado pelos professores. Desta forma, para além de perceberem o que os professores querem que aprendam, criam uma rede de partilha colaborativa genial

 

Se te ocorrerem outras sugestões que consideres importantes partlha-as connosco nos comentários.

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Twitter

Facebook

Analytics