Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes.

Colaborar para aprender | Cenários para 2020/21

Desenhar um programa de tutorias e mentorias

Julho 09, 2020

Guardar em PDF

As escolas estão a preparar o início do próximo ano letivo e com ele a criar planos de ação capazes de se adequarem a diferentes cenários. Um dos documentos pedagógicos a criar é o programa de tutorias e mentorias. A este propósito consulte o post Orientações do ME para o ano letivo 2020/2021 | O papel das tutorias e mentorias.

sebastian-pichler-8CCQ-55MTUw-unsplash.jpg

Photo by Sebastian Pichler on Unsplash

 

A pirâmide da aprendizagem (William Glasser, 1998)  mostra-nos de forma clara que aprendemos melhor quando ensinamos algo a alguém. Se associarmos a este facto a importância da diferenciação pedagógica e da motivação, talvez tenhamos descoberto um caminho que permitirá a melhoria das aprendizagens dos estudantes.

1 (7).png

 

De facto, os alunos com mais dificuldades de aprendizagem, mais desmotivados ou até com problemas de comportamento necessitam de um olhar diferente e de uma resposta diferenciada e individualizada.

A orientação do Ministério da Educação (ME) para a criação de programas de mentoria e tutoria poderá ser uma ação de sucesso que as escolas não deverão descurar.

O tutor/ mentor é um facilitador de aprendizagens. Este papel pode ser desempenhado por um professor, ou um aluno. De acordo com as orientações, um tutor será um professor e um mentor, um aluno.

O programa de tutorias e mentorias visa incrementar o envolvimento dos alunos nas atividades educativas, e deve ser visto como uma medida preventiva. A sua avaliação deve ser feita de forma sistemática, para que o acompanhamento seja eficaz.

O acompanhamento dos alunos poderá ser feito em várias áreas, por exemplo:

- Métodos de estudo 

- Leitura e escrita

- Relação com o(s) outro(s)

- Áreas disciplinares 

- Literacias

Uma vez que se pretende fomentar a autonomia dos alunos, é importante que este seja confrontado com vários métodos de estudo e que aprenda a autoavaliar o seu desempenho. Uma das estratégias interessantes a desenvolver, no início do programa de tutoria /mentoria é a identificação do estilo de aprendizagem do aluno, para que a estratégia a seguir nas sessões de trabalho seja o mais adequada possível (sugere-se a utilização da teoria das inteligências Múltiplas de Gardner, 1998).

O desenho destes programas deve ser visto de forma integrada, podendo ser seguida a mesma metodologia para a sua criação.

A seleção de um tutor (professor) e/ ou mentor (aluno) deve decorrer do diagnóstico feito, das necessidades identificadas e do perfil de cada um dos intervenientes.

O Biblio Tubers sugere o seguinte ciclo para o programa de tutorias/ mentorias:

1 (6).png

O desenho destes programas deve ser simples e claro, preferencialmente em suporte digital para facilitar a sua atualização e partilha. Os documento de trabalho a criar para cada uma das etapas do ciclo devem ser disponibilizados online para facilitar o seu acesso, consulta, utilização e eventual alteração (Recursos Educativos Abertos). Deve ser evitado o formato PDF pelo tempo que demora a tornar editável.

Dessa forma os responsáveis pelo programa, bem como os diretores de turma e professores dos alunos envolvidos saberão em tempo real o trabalho realizado e a avaliação feita. Para além disso, poderão sugerir propostas de atividades ou de recursos, tendo em conta a evolução dos alunos.

 

Bibliografia:

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Twitter

Facebook

Analytics